Quando terminamos de maratonar a primeira temporada de Projeto Livro Azul, a minha esposa (que não gosta do tema alienígena) perguntou ansiosa: já tem a segunda temporada? Só isso já é o suficiente para recomendar que você assista.

Caneta, digo, Livro Azul romantiza a investigação de alguns casos “reais” de avistamentos de OVNI, investigados pelo governo americano da década de 1950 e falar de óvnis é o que o History sabe fazer de mais divertido, que me desculpem os fãs de penhores.

É impossível falar da série, sem comparar com o clássico Arquivo X (sim, você está velho e a primeira temporada foi em 1993): a trama central gira em torno de um militar e um civil investigando fenômenos inexplicáveis. Ambos são céticos, mas isso vai mudando ao longo da temporada. Também como Arquivo X, há uma sociedade secreta misteriosa com seus próprios interesses.

A série incrementa a ambientação com a Guerra Fria, que fica um tanto caricata, mas adiciona “credulidade” com uma suposta histeria coletiva em virtude do “recente” caso Roswell. Os protagonistas estão excelentes e os principais coadjuvantes (os não caricatos) são interessantes. Os efeitos visuais deixam a desejar, mas não comprometem a história bem contada.

Embora não seja tão boa quanto a original, eu arriscaria a dizer que a série moderniza Arquivo X ao compactar a temporada em dez episódios, cortando aquele tradicional enchimento de linguiça. Espero que nenhum fã mais xiita me abduza por isso.

Onde assistir? History Channel.

Nota: 8.5.

Sinopse:  Baseada na história real de um projeto secreto do governo americano para pesquisas de avistamentos, fenômenos e outros incidentes relacionados a óvnis. Com dez episódios, o seriado é baseado na história real do Dr. J. Allen Hynek, um professor universitário recrutado pela Força Aérea dos EUA para liderar essa operação secreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.