Pegando carona (já começo com trocadilho) na semana em que se comemora o Dia da Toalha e o Dia do Orgulho Nerd (25/05), no #tbt de hoje falaremos do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O renomado escritor britânico Douglas Adams (1952-2001), escreveu no final da década de 70 a sua obra-prima que se tornou um marco da cultura pop, inspirando diversas obras que vieram nas décadas seguintes e continua repercutindo até os dias hoje.

Dirigido por Garth Jennings, o filme de mesmo nome, lançado em 2005, pode ser considerado um jovem clássico e tornou a obra de Adams ainda mais popular entre aqueles que ainda não tinham tido contato com o livro, apesar de não ser uma unanimidade perante os fãs leitores.

Com um elenco estrelado (mais um trocadilho) o filme conta com as participações de Martin Freeman (o jovem Bilbo Bolseiro), Sam Rockwell, Zoe Deschanel, John Malkovich, entre muitos outros. A trama mostra o pacato Arthur Dent (Freeman) tendo a sua casa demolida para a construção de uma estrada. Porém seus problemas assumem uma outra perspectiva quando ele descobre que a Terra está prestes a ser destruída para a construção de uma via intergaláctica.

Embarcando contra a vontade numa aventura espacial em busca da resposta para a vida, o universo e tudo mais, a jornada de Dent serve como pano de fundo para o autor discutir e ironizar diversas situações, costumes, pessoas e a própria filosofia. A obra original é muito mais rica, porém o filme conseguiu condensar relativamente bem as ideias de Adams e deve agradar àqueles que não são tão apegados ao livro. Fica também a dica de leitura.

Nota: 7.

Sinopse: Arthur Dent leva uma vida pacata até descobrir que o planeta Terra será destruído para a construção de uma estrada espacial. Então ele embarca numa aventura intergaláctica para entender a vida, o universo e tudo mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.