Nota 9.

Onde assistir? Netflix.

Democracia em Vertigem, de Petra Costa, vai representar o Brasil no Oscar na categoria Documentário em Longa-metragem com American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland.

A trama narra os bastidores do golpe que levou a ex-presidenta Dilma Rousseff ao impeachment, à prisão de Lula e à ascensão de Sérgio Moro e Jair Bolsonaro. Tentando ser imparcial, ela também mostra todos os erros do PT, de Lula e Dilma.

O documentário demonstra como grande parte da população se mostrou conservadora, apoiando políticos da extrema direita e conclui mostrando como o Brasil ficou dividido e como somos um País em que algumas famílias ricas direcionam para onde a grande massa tem que ir.
Utilizando de um excelente acervo de vídeos e imagens, ela narra de forma pessoal, os fatos que antecederam todo esse processo. Desde a época da ditadura em que sua mãe foi presa até o dia em que Bolsonaro se elegeu.

Um excelente filme. Para quem não é acostumado com documentários é uma boa opção para iniciar: não é arrastado, e utiliza uma narrativa bastante dinâmica para prender o telespectador.

Sinopse:Uma narrativa cautelosa em tempos de crise da democracia – o estopim pessoal e político para explorar um dos mais dramáticos períodos da história do Brasil. Combinando acesso exclusivo a líderes do passado e do presente (incluindo os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva) a relatos da biografia complexa de sua própria família, a diretora Petra Costa (Elena) testemunha a ascensão e a queda de políticos e o que restou do país, tragicamente polarizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.