Indiana Jones é uma das franquias mais marcantes do cinema e possui cenas de ação que entraram para a história da sétima arte. Vamos juntos mergulhar de cabeça nas aventuras dessa espetacular série de filmes.

Depois do estrondoso sucesso de Star Wars (1977), o diretor George Lucas convidou o seu amigo Steven Spielberg (que no mesmo ano lançara outra ficção científica bem-sucedida, Contatos Imediatos de Terceiro Grau), para dirigir uma nova série de filmes protagonizada por um arqueólogo que percorre o mundo em busca de artefatos com poderes sobrenaturais. Spielberg, que à época queria dirigir um filme de James Bond, topou na hora. O resto é história.

O primeiro filme da Quadrilogia (Os Caçadores da Arca Perdida) custou a bagatela de 20 milhões de dólares e estreou em 1981. Com a proposta de recriar as aventuras dos antigos seriados dos anos 30 e 40, e com o roteiro de Lawrence Kasdan (baseado em uma história de Lucas e Philip Kaufman), foi um sucesso esmagador.

Indiana Jones em ordem cronológica de lançamento:

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

No ano de 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria “Os Dez Mandamentos”. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, ele terá um adversário de peso na busca pela arca: o exército nazista de Hitler.

Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

A história se passa em 1935, antes dos eventos do primeiro filme. Indy agora conta com a companhia do seu ajudante Short Round (Jonathan Ke Quan) e de uma cantora de boate chamada Willie Scott (Kate Capshaw). Eles acabam caindo (literalmente) em uma pobre aldeia indiana que teve uma pedra sagrada roubada junto com todas as suas crianças. Então eles partem numa jornada para recuperar a pedra e resgatar as crianças.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Situado em 1938, mais uma vez Indiana Jones e os nazistas disputam um artefato místico. Desta vez, o Cálice Sagrado usado por Cristo na Última Ceia. Contando com a ajuda do seu pai, Henry Jones (Sean Connery), Indy embarca nessa nova aventura na qual bate de frente com o próprio Adolf Hitler.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Esse filme foi lançado dezenove anos depois do último filme da série e é ambientado durante a Guerra Fria. A trama gira em torno de um misterioso artefato que pode ter origem alienígena. Indy reencontra o grande amor de sua vida, Marion Ravenwood (Karen Allen), e enfrenta uma gélida vilã, Irina Spalko (Cate Blanchett). A trama é dispersiva e inacreditavelmente cai na armadilha de explicar detalhadamente ao espectador as motivações da cada personagem, o que torna a aventura mais lenta. Enfim, dá uma imensa saudade da elegância de um clássico.

Onde assistir? Netflix.

Nota: 🎃🎃🎃🎃🎃 Fuderoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.