Semana passada o mundo perdeu o multipremiado cavaleiro da rainha, Sir Sean Connery. Nós, do Jerimum Nerd, acreditamos que um TBT não seria o suficiente para homenageá-lo, então resolvemos dedicar toda essa semana para reviver os clássicos personagens vividos pelo também “pai do Indiana Jones” e vamos começar por William de Baskerville.

Se o nome lhe parece familiar é improvável que seja por causa do filme de fato, eu já o assisti inúmeras vezes e não lembrava. Trata-se do monge franciscano que Connery interpreta em O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud, cujo nome, por sua vez, homenageia o personagem Sherlock Holmes, em quem as habilidades investigativas do personagem foram inspiradas.

O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome do italiano Humberto Eco que narra a investigação de Baskerville a respeito de uma sequência de mortes misteriosas ocorridas em uma abadia beneditina no início do século XIV. Ao seu lado está seu aprendiz Adso, um Christian Slater (premiado por Mr. Robot) em início de carreira.

Para o leigo, como eu, o filme é excelente. Um envolvente mistério que atravessa um debate filosófico sobre uma Igreja Católica em transformação, temperado de críticas e ironias ácidas que provavelmente só alcançaram credibilidade na voz e charme do “aposentado” James Bond.

Já os fãs fervorosos de Eco acham que o filme não fez jus à erudição do autor, mas as escolas e universidades que até hoje apresentam o filme com caráter histórico certamente discordam deles.

Onde assistir: HBO GO.

Nota: 🎃🎃🎃🎃🎃 Fuderoso!

Sinopse: Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincado, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Como não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.