Vocês (com mais de 35 anos de idade), têm a impressão de que se lembram melhor de filmes que assistiram 20 anos atrás do que filmes que assistiram no ano passado? Eu me questiono se isso ocorre pelo fato de que antigamente éramos mais desocupados e podíamos assistir ao mesmo filme várias vezes, ou pelo fato de que os filmes de antigamente eram mais marcantes. Reassistindo, depois de muitos anos, ao blockbuster Titanic (1997), eu não tive nenhuma surpresa do tipo: “olha, nem me lembrava mais disso.” Tudo bem que após duas décadas a nossa percepção de mundo muda e o filme ganha novos contornos e interpretações, mas percebi o quanto ele ainda estava vivo na minha memória.

Dirigido pelo sempre excepcional James Cameron, o filme é uma daquelas obras-primas irretocáveis e romantiza o naufrágio real do famoso navio em sua viagem inaugural, no ano de 1912. Temos aqui um romance fictício encaixado na trama de forma muito harmônica e lindamente executado pelo casal interpretado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio. Cameron demonstra domínio do assunto, pois na vida real estudou profundamente (sem trocadilho) a história do desastre e, inclusive, comandou uma expedição que mostrou imagens inéditas do navio no fundo do mar (que virou documentário). Além disso, o diretor também mostrou uma enorme sensibilidade para desenvolver os protagonistas e o intenso romance entre eles.

O filme ganhou 11 Oscars (incluindo melhor filme, obviamente), entrando para o seleto clube dos maiores vencedores da premiação, ao lado de Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (2003). Além disso, até hoje figura na terceira posição das maiores bilheterias da história do cinema. Titanic é um filme que consegue emocionar e causar aflição, porém, acima de tudo, é uma verdadeira lição de que devemos viver a vida intensamente, aproveitar cada momento ao máximo, pois o amanhã nunca é garantido.

Onde assistir: Youtube.

Nota: 🎃🎃🎃🎃🎃 Fuderoso!

Sinopse: Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.