Comemorando a chegada do Disney+ ao Brasil, nosso TBT de hoje revisita um momento que mudou a indústria cinematográfica (mas à época não sabíamos): a criação do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM, para os íntimos). Antes, vale lembrar que não foi a empresa do Mickey que fez isso, ela apenas adquiriu o Marvel Studios depois do seu sucesso avassalador e tudo só melhorou desde então.

O pontapé inicial do UCM se deu com o agora clássico Homem de Ferro (2008). O filme adapta a origem do herói dos quadrinhos para a tela grande, com Robert Downey Jr. interpretando o herói e seu alter ego, o bilionário gênio da engenharia, Tony Stark.

Downey é, sem sombra de dúvida, a principal razão para o sucesso do filme. Seu charme, humor ácido e improvisos deram alma para um personagem que, até então, sempre havia sido “segundo escalão” das HQs. Os coadjuvantes de luxo, em especial Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) e John Favreau (Happy Hogan) que também dirige o filme, ajudaram a criar empatia com o público e garantiram seu lugar ao sol do UCM.

A trama segue um pouco da “Jornada do Herói”, lapidada para estabelecer o que mais tarde seria chamado de “Fórmula Marvel”, que incluía mais dois elementos: alguma interação com a Shield, importante organização investigativa e militar, e cenas pós-créditos, as cerejas do bolo para muitos fãs.

Um filme divertido, sucesso de crítica e público que, embora não tenha lugar ao pódio dos melhores filmes de herói, certamente tem seu papel histórico. É por ele que você deve começar a sua jornada.

Onde assistir: Disney+.

Nota: 🎃🎃🎃🎃 Dei valor!

Por  @georgefreirebr

Sinopse: Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.