Chernobyl foi a minissérie documental da HBO que ganhou o Emmy da categoria em 2019, e não foi à toa. Seus cinco capítulos apresentam, com riqueza de detalhes, as ações tomadas pela então União Soviética para minimizar os impactos do maior desastre nuclear que já houve enquanto também tentava ocultar o que efetivamente aconteceu de um mundo que vivia o cenário da Guerra Fria.

É importante reforçar que não se trata de um documentário. Há fatos e personagens completamente inventados que seguramente tornam a obra mais atrativa e humana. Mas a própria direção, sabiamente, faz questão de indicar parte delas após o último capítulo.

A ambientação é indefectível e os atores estão excelentes, de modo que levam o expectador a se perguntar: será que o comportamento dos políticos, burocratas e cientistas é assim mesmo? E é curioso como você pode encontrar as respostas no momento que vivemos atualmente: muitas das decisões sobre o que divulgar, quem isolar, que cidades evacuar etc. são semelhantes ao que estamos enfrentando com o coronavírus. Até uma triste cena de sepultamento em vala comum (coberta com concreto) está lá para nos lembrar dos riscos do contágio.

Definitivamente, uma série para ver e rever nesses tempos de pandemia.

Onde assistir? HBO.

Nota: 10.

Sinopse: Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.