Taika Waititi (que ganhou notoriedade após dirigir Thor: Ragnarok), escreveu, dirigiu e atuou nesse filme que teve seis indicações ao Oscar, inclusive ganhando o prêmio de melhor roteiro adaptado. Dono de uma personalidade cômica e extrovertida, que se reflete em seus filmes, Waititi conseguiu imprimir o seu estilo numa obra que se propõe a ser uma comédia, porém possui elementos dramáticos ao longo da trama. O Hitler que ele interpreta é caricato e engraçado, mas não para amenizar a sua imagem, mas sim para ridicularizá-lo. 

Importante ressaltar que apesar do tom cômico, em nenhum momento o filme tenta fazer com que o público simpatize com o exército alemão ou o partido nazista. Toda a sátira é feita como forma de crítica, que vai desde o treinamento de crianças pelo exército alemão até a forma demoníaca com que os nazistas retratavam os judeus.

Porém a alma do filme é o Jojo Rabbit (interpretado pelo ótimo ator mirim Roman Griffin Davis) e o relacionamento que ele desenvolve com Elsa (Thomasin McKenzie), a garota judia escondida em sua casa que aos poucos vai fazendo Jojo enxergar os absurdos pregados pelo nazismo.

Completam o elenco principal a sempre linda e competente Scarlett Johansson (cuja indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por esse filme pareceu meio forçada), interpretando a mãe de Jojo, além do sempre ótimo Sam Rockwell que interpreta um hilário oficial alemão responsável por treinar as crianças que querem ingressar no exército.

Outro destaque do filme é a sua trilha sonora que conta com músicas dos Beatles, Ramones e David Bowie. Considerando que se trata de um filme de Waititi, não é de se estranhar que as músicas não possuam uma coerência cronológica com a época em que se passa a história, porém todas elas combinam perfeitamente com as situações retratadas em cena.

Jojo Rabbit é um ótimo filme que retrata e satiriza os absurdos da guerra, sob a ótica de uma criança que sofreu uma “lavagem cerebral” pela ideologia nazista, mas que ao conhecer de perto o “inimigo” abre a sua mente para uma nova perspectiva.

Nota: 9.

Sinopse: Jojo Rabbit é um menino de 10 anos de idade que sonha em servir no exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial e tem como melhor amigo uma versão imaginária de Adolf Hitler. Porém um dia ele encontra uma garota judia que sua mãe esconde na sua casa e esse contato faz com que Jojo reveja os seus conceitos e preconceitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.