Resenha do Filme: Enola Holmes.

É uma situação muito delicada criticar um filme que defende o feminismo. Qualquer coisa que se diga contra está passível de receber a chancela de “machismo”. Porém, na minha opinião, Enola Holmes, que estreou esta semana na Netflix, fracassa até em levantar essa bandeira. O carisma da protagonista se deve quase que exclusivamente à cativante atuação de Millie Bobby Brown (Stranger Things), mas toda vez que ela olha para a tela, quebrando a quarta parede, para dizer “olha como sou poderosa e independente”, soa de forma muito forçada. Como os críticos de cinema costumam dizer: “não conte, mostre.” Uma situação que ilustra bem a fraqueza do roteiro nesse sentido é quando, após realizar grandes feitos de ação, investigação e confrontar fortes personagens, de forma inexplicável a personagem se deixa levar por um dos irmãos (sem oferecer a menor resistência) para um internato. Chegando lá, continua submissa e aceitando de cabeça baixa o bully das demais alunas. Além disso, a Enola girl power conseguiria fugir sozinha daquela escola na primeira noite, mas ela precisa ser resgatada por seu interesse amoroso. 

Os fãs o detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill) se decepcionarão com a pequena participação do personagem na trama, além do filme não explorar de forma inteligente os seus dons de dedução. Decepção maior fica por conta do seu irmão, Mycroft Holmes (Sam Clafflin), que nas obras de Conan Doyle é descrito como sendo mais inteligente que Sherlock, mas que aqui se resume a um homem antipático, machista e sem qualquer habilidade. 

Se é pra falar algo de positivo sobre o filme, além da sua atriz principal, a direção de Harry Bradbeer é correta e a fotografia apresenta uma Inglaterra ensolarada, com belas paisagens e cores vibrantes, diferente da forma nublada e cinzenta que estamos acostumados a ver nas telas.  Baseado numa série de livros da escritora Nancy Springer, o filme conta a história da jovem irmã do famoso detetive Sherlock Holmes em busca de sua mãe desaparecida. Sou leitor e fã das histórias de Sherlock, mas desconheço as histórias de Enola. Só espero que os livros sejam melhores que o filme.

Onde assistir: Netflix. 

Nota: 🎃🎃 Peba!

Sinopse: Enola Holmes (Millie Bobby Brown) é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes (Henry Cavill). Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft (Sam Claflin), que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.